NEGROS LOIROS LINDOS DAS ILHAS SALOMÃO


A cor da pele humana e do cabelo variam consideravelmente dentro, e entre as populações do mundo. Um dos casos mais incríveis acontece entre os melanésios das Ilhas Salomão, que revelam uma variante genética funcional que levou os ilhéus a ter, ao mesmo tempo -veja que incrível-, a pigmentação de pele mais escura fora da África e a maior prevalência de cabelo loiro fora da Europa.


Estudos anteriores demonstram que a pigmentação é, em grande parte, hereditária, mas também indicam que evoluiu para se adaptar aos raios ultravioleta do sol. Sendo assim, as populações próximas ao equador possuem a pele e o cabelo mais escuros. No entanto, esta população das Ilhas Salomão, ao leste de Papua Nova Guiné, se diferencia desta tendência.
Na falta de uma explicação científica plausível, o senso comum insular credita que a cor seria resultado da exposição excessiva ao sol, ou então de uma dieta rica em peixe. Outra explicação se baseia na herança genética de ancestrais distantes, como mercadores europeus que teriam visitado o arquipélago no passado.